Estacas Hélice Segmentada

Executamos estacas do tipo “HÉLICE SEGMENTADA” nos diâmetros nominais de 25 cm, 30, 35 e 40 cm e com profundidade de até 18 m.

A perfuratriz está equipada com um sistema completo de monitoramento eletrônico da execução da estaca.

Durante a fase de perfuração o computador recebe e grava, a cada 8 cm de avanço da hélice, os seguintes dados: Pressão hidráulica na entrada da mesa rotativa, rotação da hélice, profundidade da estaca e velocidade de perfuração. Durante a fase de concretagem (extração da hélice) as seguintes informações são obtidas: Pressão de injeção de concreto, velocidade de extração da hélice e vazão de concreto. Com os dados de vazão de concreto e de velocidade de extração do trado um “software” é utilizado para calcular e plotar o diâmetro da estaca, que pode variar ao longo de seu comprimento.  O sobreconsumo de concreto que ocorre devido às pressões de injeção também são fornecidos durante a fase de extração da hélice. A profundidade da estaca tem precisão de 1,0 cm. Um sensor instalado na torre da perfuratriz emite sinais para o computador, através do qual visualiza-se a inclinação da torre no plano longitudinal e no plano transversal do equipamento.  

Apresentam-se imagens de diversas obras, sendo algumas em locais confinados, e a extração de uma estaca para a constatação da integridade do fuste.

Como o equipamento é menor e mais leve que os equipamentos de “HÉLICE CONTÍNUA” torna-se possível a execução de obras em locais confinados, onde talvez, não seja possível a utilização do equipamento de “HÉLICE CONTÍNUA”.